Conhecendo a Pele passo a passo

Passamos diversas horas diante do espelho tentando solucionar o aparecimento das indesejáveis espinhas, rugas…, e não nos damos conta que precisamos cuidar de “dentro pra fora”.Para isso vamos conhecer passo a passo a nossa pele.

A pele é o maior orgão do corpo humano.Ela forma uma barreira entre os orgãos internos e o ambiente externo.Suas principais funções são: Proteção, Despertar Sensações, Equilíbrio Hídrico, Regulação da Temperatura.

A pele é formada por três camadas:

Epiderme – defesa,impermeabilização e regulação térmica,dá origem aos anexos cutâneos (unhas,pelos,glândulas e sebáceas).

Derme – resistência e elasticidade,contém fibras colágenas e elásticas,vasos sanguíneos e linfáticos, terminações nervosas.

Hipoderme – Proteção contra traumas e depósitos de calorias,é o tecido celular subcutâneo,feixes de tecido conjuntivo,que envolvem células gordurosas e formam lobos de gordura.

Agora analise a diferença entre uma pele jovem e uma pele madura.Observe que a pele jovem é rica em colágeno e elastina,além disso as células estão mais jovens do que a pele madura.

E esses termos que a gente ouve  em relação a pele ? Você já se fez essas perguntas ?

  • 1. Célula é a menor unidade viva e funcional de todos os seres vivos.Pensa em uma casa feita de tijolos: os tijolos são células que compõem a casa,e a casa é o nosso organismo.ou seja,o nosso organismo é feito de células! Cada célula do nosso corpo tem uma função específica,mas todas desempenham uma atividade “comunitária”,trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo.
  • 2. Renovação celular é quando as células da pele são continuamente regeneradas na camada inferior e superior e se movimentam para cima para substituir as células mais envelhecidas da superfície da pele.No entanto,a medida que envelhecemos,essa taxa de renovação celular diminui ,provocando mudanças na pele,como o envelhecimento.
  • 3. Colágeno é uma proteína essencial do nosso corpo.Ele é responsável por deixar nossa pele mais  resistente e elástica,ou seja,ele entrega esse vico natural à pele.
  • 4. Elastina é a proteína mais resistente no nosso corpo e age na derme.Ela é responsável pela sustentação da pele,promovendo,junto ao colágeno,uma elasticidade natural que evita o envelhecimento precoce.
  • 5.  Poros são pequenos orifícios na superfície da pele que funcionam como canal excretor do suor e do óleo.Mas existem poros que são maiores que o natural,isso ocorre porque os poros podem estar dilatados,ou seja,mais abertos do que o natural.Acontece devido a uma série de fatores,como aumento da oleosidade da pele,suor,idade e genética.

Parece que a pele tem muitas estruturas e necessidades,não é? E nós conhecemos bem pouco! Continue comigo e verá que não é tão difícil como parece.

Cuidar de você requer conhecimento, tem que ter amor!!!

 

 

 

Deixe uma resposta